Passo a Passo

Procedimento de limpeza e base para pintura

Materiais 

1 - Primer para vido

2 - Balde






 












3 - Tinta Pva ou Acrílica Branca 

4 - Batedor 
















5 - Sabão em Pó 














7 - Rolinho para pintura


















Procedimento 




1 – Se a garrafa tiver algum tipo de bico dosador, retire-o. A maneira mais fácil para realizar este trabalho, é utilizando a chama do fogão e um alicate de bico. Mas tome cuidado que o resto de bebida no fundo da garrafa pode acender, não machuca, mas assusta.
2 –  Coloque a garrafa num balde com água e sabão em pó por algumas horas, como eu trago as garrafas de noite, as deixo de molho até o outro dia.
3 – Com a ajuda de uma escova retire todo os papeis e até a cola que eventualmente fique na garrafa, se a cola não sair com água e sabão, pode utilizar um pano com querosene, mas neste caso, coloque novamente a garrafa de molho para retirar a gordura do querosene.
4 – Se a garrafa estiver com bebida seca na parte interna, muito comum nas de vinho,  coloque um punhado de areia dento da garrafa com água até a metade e chacoalhe, rapidamente ficará limpinha.
5 – enxague a garrafa, retire todo o sabão e deixe secar com a boca para baixo, e pronto a limpeza está pronta.

Estando a garrafa higienizada, pode ser começado o procedimento da base para a pintura.

1 – limpe a garrafa com um pano limpo e álcool, eu prefiro álcool de posto, por ser mais barato e secar muito mais rápido que o domestico.
2 - com um batedor ou buchinha aplique uma demão de primer para vidro e deixe secar por umas 12 horas. E aplique uma segunda demão de primer e agora deixe secar por 24 horas. Não acelere com secador, o primer deve ter tempo para cura.
3 – quando o primer estiver curado aplique com um rolinho três ou quatro demãos de tinta pva branco neve, o suficiente para ficar uniforme. Eu utilizo tinta de parede, pois é muito mais barata. 
4 - A garrafa agora está pronta para ser utilizada...





2 Garrafa com craquelado e papel de decoupagem.

Materiais

1 – Garrafa com preparação básica

2 – tinta PVA cintilante preta

3 – Tinta PVA cor Bambu

4 – Verniz craquelê Acrilex

5 – fitas, cordões e pingentes para enfeite

6 – papel para decoupagem.

7 – Verniz spray

8 – Pinceis macios 18 ou 20

9 – Cola silicone liquida e cola para decoupagem.



Processo.

1 – meça a garrafa e marque um terço na parte inferior, ou seja, se a garrafa tem 30 centímetros de altura, faça marcas a 10 centímetros da base.

2 – pinte a parte inferior coma tinta preta cintilante e deixe secar. A parte superior deixe branca.

3 – aplique o verniz craquelê na parte branca (superior) da garrafa  conforme instruções do fabricante.

4 – Por cima do verniz craquelê aplique a tinta PVA Bambu, conforme especificado nas instruções do verniz craquelê e espere craquelar. 

5 – recorte e cole as figuras aproveitando para tampar a união das tintas e alguma imperfeição que por ventura tenha aparecido.

6 – aplique o verniz spray

7 – coloque as fitas e pingentes a gosto colando tudo com a cola de silicone, e a garrafa está pronta 





3  - Pintura em Vaso de Metal


O Tutorial serve para qualquer dos vasos abaixo








1 - Com ajuda de uma abridor de latas ou talhadeira retire a tampa da lata -  Nos Galões retire a borda - 

2- Com um prego faça uns cinco furos na parte inferior da lata.

3 - Com a bola de um martelo bola, bata encima da rebarba que fica na borda da lata até que amasse. A rebarba é perigosa e pode causar sérios cortes nas mãos...

4 - Lave a lata e depois de seca limpe-a com álcool. 

5 - de uma demão de primer com o batedor, se não tiver batedor pode utilizar uma buchinha, pincel macio ou rolinho.

6 -deixe secar umas 5 horas e passe outra demão de primer - agora deixe secar umas 24 horas, se não deixar secar  o primer descascará...


7-  Depois de secar  o primer, dê duas ou três demãos de tinta acrílica branca até ficar tudo bem parelho..

8 - Com o braco bem seco, pinte com tinta acrílica de seu gosto. O efeito de desgaste nas bordas dos galões fiz com uma buchinha e tinta marrom...

9 - faça a decoupagem das figuras...Eu utilizei restos de papel de decoupagem que tinha em casa..

10 - Apos secar tudo dê uma demão de verniz marítimo, deixe secar por 24 Horas...e se desejar dê outra demão... - tem que ser verniz marítimo mesmo porque é o único que aguenta as intempéries....

11 - Agora é só plantar...

   


4 - Pátina Quatro Cores...





Materiais..

1 - Garrafa com preparação básica 

2 - Tintas PVA ou Acrílicas nas cores . Ocre, Vermelho ou Laranja, Azul Médio e Marrom

3 - Hidro Betume...(Betume solúvel em água)

4 -Verniz

5 -Barbantes, Figuras para decoupagem, colas, pinceis. escova 


Procedimento


Atenção.   A garrafa deve estar com o primer e umas duas demãos de tinta Branca. 

1 - Dê uma demão de tinta Ocre com pincel macio, 

2 - Assim que o Ocre secar, dê uma demão de tinta Laranja ou Vermelha, 

3 -Assim que esta tinta secar, de uma demão de Azul médio, nem muito claro nem muito escuro.

4 - Quando o Azul estiver seco dê uma demão de marrom.

5 - Quando tudo estiver seco,coloque a garrafa debaixo de uma torneira aberta e com a ajude de uma escova, comece a desgastar a tinta, deixando sempre manchas das quatro cores. 

6 - deixe secar tudo e dê uma demão de Hidro Betume, 

7 - retire o excesso de betume utilizando a torneira e um pano molhado.

8- faça a decoupagem e coloque os enfeites...Barbantes, botões a gosto

9 - Dê uma demão de verniz em toda a peça para proteger... 

Atenção, o segredo está em que apareçam as diferentes camadas de cores e o Hidro Betume da uma "Queimada" final no acabamento





5 - Craquelê encharcado...



Durante algum tempo, desejei fazer efeitos craquelados em meus trabalhos, porém somente passava raiva...Embora não tivesse problemas em fazer craquelados com o Kit de dois componentes, quando queria um efeito mais rustico utilizando apenas o verniz e duas tintas PVA, os resultados eram horríveis.  Algumas vezes não craquelava, outras vezes craquelava demais formando verdadeiras crateras totalmente desproporcionais que estragavam o trabalho.

É claro que perguntei para um monte de pessoas o que estava acontecendo e as respostas eram sempre as mesmas..."Aqui em Curitiba não dá para fazer esse tipo de craquelado" ou ainda  "Utilize somente o Kit", outas diziam "Faça com cola" ou ainda "Utilize a tinta especial"...Basicamente era para esquecer de fazer este tipo de trabalho na região de Curitiba, o clima aqui não ajuda.

Mas não desisti, sempre que possível tentava alguma coisa, até que um dia muito seco e com temperatura la pelos 20 graus resolvi fazer um teste. Peguei e num pedaço de madeira pintada passei o verniz, deixei secar uns 5 minutos e passei a segunda tinta, e por incrível que pareça deu tudo certo, craquelou que foi uma beleza. Contente achando que havia encontrado uma maneira de fazer o tal efeito, repeti o processo numa garrafa e o resultado foi um horror...alem de não craquelar, apareceu somente uma rachadura que ia do bico ao fundo da garrafa. E para piorar era uma garrafa difícil de encontrar o que não permitia que utilizasse meu procedimento padrão para estes casos - Joga tudo no lixo - 

Ao ver o desastre, resolvi salvar a garrafa e a coloquei debaixo da torneira, e para minha felicidade duas coisas aconteceram: em primeiro lugar a segunda camada de tinta saiu facilmente apenas com a força da água. Em segundo lugar, percebi que o verniz  não saíra da garrafa e ainda voltara a ficar "grudento"...foi portanto nesse momento que  tive a incrível ideia de passar outra demão da segunda tinta assim como a coisa estava....e foi um sucesso....Hoje todas as peças craqueladas que faço, utilizo esta técnica e não tenho mais problemas

Passo a passo...

1 - Pegue uma garrafa com a preparação básica e pinte com  tinta de PVA ou Acrílica e deixe secar muito bem. 

2 - Dê uma demão generosa de verniz craquelê Acrilex espalhando e verniz em várias direções.

3 - Deixe secar muito bem o verniz...pode deixar de um dia para outro se tiver dúvida a respeito do quão seco o verniz deve ficar. 

4 - Pegue a peça com o verniz seco e coloque debaixo da torneira e deixe molhar....

5 - Deixe escorrer o excesso de água e passe a segunda tinta...mas atenção a direção das pinceladas desta segunda tinta será também a direção  das fendas do craquelê 

5 deixe secar tudo e pronto...mas cuidado... o processo funciona que é uma beleza, mas nada de fazer a coisa em dias com chuva....









             











3 comentários:

  1. Carlos, seu trabalho é maravilhoso, obrigado pelo ensinamento! Fiz os dois trabalhos em garrafa e estou fazendo na lata! Quero aprender mais com você!!!!
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Apaixonante seu trabalho, td mto lindo.
    Mto obrigada por passar seus ensinamentos.
    Abç.

    ResponderExcluir

Junho 2017